Seja bem vindo
São Paulo,16/09/2024

      • A +
      • A -
      Publicidade

      O Espírito Santo pode se retirar de uma pessoa?

      Veja se é realmente possível perder a presença de Deus dentro de si.

      Fonte: Bíblia Sagrada e Universal.org
      O Espírito Santo pode se retirar de uma pessoa? Canva Imagens

      O Espírito Santo é essencial na caminhada da fé, mas pensamentos e atitudes contrários à Sua santidade podem apagar Sua presença na vida de uma pessoa. Muitos começam bem a caminhada na fé, mas, ao longo do caminho, acabam se afastando, perdendo a comunhão com o Espírito Santo e fazendo o que O entristece.


      Paulo descreve o Espírito Santo como uma pessoa que pode ser entristecida por negligência espiritual:


      “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30)


      Conheça a história de dois personagens bíblicos que, devido a suas escolhas erradas, se afastaram de Deus e, como resultado, o Espírito de Deus se retirou deles.


      Saul: O Primeiro Rei de Israel


      A história de Saul, o primeiro rei de Israel, mostra como ele foi escolhido por Deus e ungido por Samuel para governar. Ele iniciou seu reinado com boas perspectivas, liderando o povo em batalhas e estabelecendo sua autoridade.


      Com o tempo, Saul começou a desobedecer a Deus. Ele fez um sacrifício que não estava autorizado a realizar e desobedeceu às instruções divinas para destruir completamente os amalequitas e seus bens, poupando o rei e alguns dos melhores animais.


      Devido a essas desobediências, Deus decidiu retirar Seu Espírito de Saul. A perda do Espírito Santo levou a um tormento psicológico e a uma liderança cada vez mais instável.


      Saul cometeu suicídio no final de sua vida após ser derrotado na batalha contra os filisteus no Monte Gilboa. Ferido gravemente e temendo ser capturado pelos inimigos, ele pediu a seu escudeiro que o matasse para evitar humilhação. Quando o escudeiro se recusou, Saul se lançou sobre sua própria espada, morrendo por suicídio.


      “O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno da parte do Senhor o atormentava.” ( 1 Samuel 16:14 )


      Sansão e Sua Força Sobrenatural


      Sansão foi um juiz de Israel conhecido por sua força sobrenatural, uma dádiva de Deus ligada ao seu voto de nazireu, que incluía a proibição de cortar o cabelo. Seus pais, Manoá e sua esposa, receberam uma mensagem de um anjo anunciando seu nascimento e seu papel como libertador de Israel dos filisteus.


      Sansão realizou vários feitos impressionantes, incluindo matar um leão com suas próprias mãos e derrotar uma grande quantidade de filisteus com a mandíbula de um burro. No entanto, ele teve problemas com suas escolhas pessoais, especialmente em relação às mulheres filisteias.


      Seu relacionamento mais famoso foi com Dalila, que eventualmente o traiu ao descobrir o segredo de sua força: seu cabelo. Sansão foi capturado pelos filisteus, que o cegaram e o forçaram a trabalhar como escravo.


      Em seus últimos momentos, Sansão orou a Deus por força e, com suas últimas energias, derrubou as colunas do templo filisteu, matando muitos inimigos e a si mesmo no processo . Sua história é um exemplo de como a força e a capacidade dadas por Deus podem ser comprometidas por desobediência e escolhas pessoais erradas.


      Ela [Dalila] disse: "Os filisteus estão sobre ti, Sansão!" E ele despertou do seu sono e pensou: “Saírei como das outras vezes e me livrarei." Mas não sabia que o Senhor já tinha se afastado dele. ( Juízes 16:20 )


      Conclusão 


      Saul enfrentou tormento e perdeu a salvação por não se arrepender de seus erros. Em contraste, Sansão, embora tenha cometido falhas, se arrependeu e se humilhou diante de Deus.


      Essas histórias demonstram que o Espírito Santo pode se afastar de alguém devido à falta de vigilância, independentemente de título ou posição. Devemos ser diligentes em nossa vida espiritual e não nos prender a cargos ou dons. Se cometemos erros, é crucial buscar arrependimento genuíno, como Sansão fez.


      “Se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar e orar, e me buscar e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14)




      COMENTÁRIOS

      Buscar

      Alterar Local

      Anuncie Aqui

      Escolha abaixo onde deseja anunciar.

      Efetue o Login