Anterior


Existe uma forma correta de ler a Bíblia?

09/09/2022

Anterior

Próxima


Como Golias morreu?

21/09/2022

Próxima
14/09/2022
Para que a Bíblia é útil?

Descubra alguns pontos que revelam a utilidade da Bíblia Sagrada!
Por: Equipe Bíblia Manuscrita - 09:39h

Equipe Bíblia Manuscrita

 

 Aqueles que, sinceramente, buscam a verdade jamais devem deixar de ler a Bíblia.



Nela há uma sabedoria salvadora que não existe em nenhum outro livro, pois o cristianismo não está fundamentado num livro impresso, mas numa Pessoa viva.


As Escrituras "de Mim testificam", disse o Senhor Jesus, em João 5.39. De fato, o único lugar em que obtemos um conhecimento direto dessa Pessoa e de Seus ensinos é na Bíblia.

 


 

1. As Escrituras são úteis para ensinar



 A Palavra prepara para a vida. Ela nos educa e nos ensina a respeito da verdadeira vida existente em Cristo.



E impossível que a Igreja exista sem a revelação bíblica da Palavra de Deus. Ela nos concede sabedoria, é um instrumento educador da graça de Deus e nos ensina a ter vida, como disse Tito: "Ensinando-nos que [...] vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente" (Tito 2.12).

 


 

2. As Escrituras são úteis para repreensão



Em outras palavras, elas são úteis para nos fazer enxergar os nossos erros e nos mostrar o caminho da verdadeira vida.




A Bíblia também convence o homem de sua situação errada diante de Deus e da vida. Pela ação do Espírito, ela o leva à conversão, guiando o homem a Cristo e ao encontro da vida plena e abundante nEle.

 



Com quantas pessoas isso tem acontecido? As Escrituras revelam o caminho até Deus, pois nelas há a sabedoria salvadora, a sabedoria que vem de Deus.

Não existe outro livro capaz de transformar bêbados, prostitutas, pervertidos, ladrões, assassinos, viciados ou maníacos em criaturas piedosas, tementes a Deus e úteis à sociedade!

 

 


3. As Escrituras são úteis para nos corrigir



Tudo na vida (ideias, posições, comportamentos, ensinos, teorias, teologia, valores éticos etc.) deve ser conferido e comparado com os ensinamentos bíblicos.


Se algo for contra os princípios divinos, deverá ser rechaçado, pois a Palavra de Deus corrige não apenas ideias, mas dá diretrizes para corrigir a vida do homem, das nações e do mundo.

 

 

Todos nós devemos desenvolver nossa capacidade intelectual; porém, tudo deve ser feito de acordo com as Escrituras. Se todos fizessem assim, muito daquilo que ocorre na vida das pessoas, nos lares, nos grupos sociais e nas relações humanas seria diferente.

 

 

A Palavra de Deus é um instrumento corretivo, pois revela o caráter do Senhor Jesus, confrontando a nossa natureza humana e derrubando barreiras que nós mesmos criamos.

 

 

4. As Escrituras instruem na justiça




Elas geram em nós o senso de justiça e nos preparam para a prática das boas obras, para as quais Deus nos criou.

A Palavra de Deus educa a humanidade no caminho da justiça, que é uma das virtudes mais escassas atualmente.

 

 

É por meio da Palavra de Deus, cuja revelação final é o Senhor Jesus, que chegamos à justiça.

 


 

Deus é justiça. Sua Palavra nos guia no caminho de uma vida em que, verdadeiramente, há justiça nas relações entre Deus e o homem, entre grupos sociais e entre nações. Ela é a fonte da justiça, que se traduz num novo tipo de vida e de relacionamento.

 

 


Devemos meditar na Palavra de Deus não apenas para a nossa edificação pessoal, mas também para nos tornarmos instrumentos nas mãos de Deus para salvar, confortar e despertar outras pessoas para a justiça.

 


 

Deus nos chama para uma vida de responsabilidade e sensibilidade para com o nosso próximo.

 

 










Nossas redes sociais

Instagram: @bibliamanuscrita
Facebook: Bíblia Manuscrita
E-mail: bibliamanuscrita@unigrejas.com